Prof. Claudio Magalhães
Esta é uma pesquisa em andamento contínuo dentro do NEXT e se desdobra em vários projetos. Pode-se dizer que é uma pesquisa básica, pois trata-se de uma investigação exploratória da forma e de seu comportamento em diferentes materiais e processos de conformação da matéria, sem necessariamente ter alguma finalidade.
Isso não impede de chegar a soluções e objetos específicos. Vários projetos do NEXT são resultados desta pesquisa. Trata-se de um programa de explorações controladas que fomentam o surgimento de soluções, envolvendo para isso métodos para a realização de modelos físicos e digitais tridimensionais, observações, manipulações (tinkering) e analogias.
Um dos aspectos do Processo de Design é a divisão entre o espaço do problema e o espaço da solução. Pode ser dito que esta divisão caracterizaria um projeto, ou seja, a solução surge de um problema pré-definido e anteriormente analisado. Quando o problema de design nasce a partir de um conceito estabelecido, a tendência é a criação de uma variante deste conceito.
A exploração da forma, sem os requisitos e restrições de um projeto convencional pode ser um instrumento de criatividade e de inovação. A maior parte dos produtos vem evoluindo de forma incremental a partir de um processo de Design Convencional (PUGH, 1990). Ou seja, assim que um novo conceito de produto surge e se consolida, o seu desenvolvimento se dá através de melhorias dos subsistemas e componentes dessa configuração. Um bom exemplo disso é o carro. A “carrisse”, ou o conceito que descreve o carro, pode ser definida por ter quatro rodas, um subsistema de propulsão, um subsistemas de direção, um subsistema para acomodar pessoas, etc. É muito difícil e arriscado sair desta concepção consolidada.
O estudo da forma e dos materiais fez parte do treinamento dos designers desde a Bauhaus, onde se desenvolveu um curso introdutório envolvendo os Fundamentos do Design. “Elementos” como ponto, linha, plano, volume, tempo e espaço ainda são trabalhados em diversas escolas de Design do mundo, articulados com “princípios” como ênfase, hierarquia, ritmo, unidade, equilíbrio, etc. Portanto, esta pesquisa também tem um envolvimento com a educação dos designers.
Os projetos desenvolvidos dentro deste programa de pesquisas pretendem investigar a potencialidade de inovação pela geração de conceitos e soluções, antecedendo a definição de problemas e ou oportunidades de projetos aplicados. Existem abordagens semelhantes como “form finding”, “material driven design”, “materials experience”, “ DIY-materials”, etc. As técnicas de criação de modelos e protótipos são fundamentais neste programa de pesquisas, e envolvem a velocidade e facilidade com que se geram modelos tridimensionais físicos ou virtuais. Inicialmente, optou-se por partir da exploração da transformação do plano em diversos materiais e processos. No entanto, metaforicamente, a palavra “plano” aqui ganhou o sentido de “planejamento”, tornando estes experimentos exploratórios uma pesquisa sobre o Projeto, ou melhor, um “Plano para as ideias”.
Princípios Criativos
É a coleta de todas as informações disponíveis sobre o problema, até que o mesmo fique completamente entendido e familiarizado. Explore, expanda e defina o problema. Levante todas as soluções existentes.
" Pensar somente nas idéias deixando as restrições práticas para uma etapa posterior. "
Redução do problema
Examine os componentes, características e funções do problema, tentando resolvê-lo, modificando uma ou mais dessas características
Expansão do problema
Essa técnica procura alargar as perspectivas do problema, abrindo um amplo leque de possíveis soluções. Não se restringe ao produto existente.
Digressão do problema
Procure fugir do domínio imediato do problema, usando pensamento lateral. Outra maneira é partir de algo completamente diferente, para ir se aproximando do problema, como forma de fugir das soluções convencionais.
Se faz necessário ter uma especificação do problema que oriente a escolha da melhor alternativa. É nesse estágio que as idéias devem ser expandidas, desenvolvidas e combinadas para se aproximar cada vez mais da solução ideal. Considere tanto os bons como os maus aspectos de todas as idéias e combine as idéias aproveitando as partes boas de cada uma.
É importante fazer avaliações contínuas do processo criativo, para a introdução de melhorias e correção dos eventuais desvios.
Nesse projeto, na fase da seleção de idéias usamos a analogia como ferramenta.
" Analogia é uma forma de raciocínio, em que as propriedades de um objeto são transferidas para um outro objeto diferente, mas com certas propriedades em comum " (BAXTER, 1995)
Sendo assim, a partir dos modelos produzidos verificamos em sua forma que produtos poderiam ser produzidos com o mesmo principio de transformação da chapa.