Biko

2015

Claudio Magalhães
Daniel Nasajon

Biko é uma proposta de talher descartável feita de papel. Com cortes e vincos realizados a um papel especial, a superfície plana se torna uma “pinça” que pode pegar comidas. Simples e intuitivo, é ótimo para petiscos; versátil, pode ser utilizado em diferentes ocasiões como churrascos, festas infantis, degustação de frios ou restaurantes orientais. Desenvolvido pelos designers Claudio Magalhães e Daniel Nasajon durante a oficina de Exploração de Superfícies Planas no NEXT/PUC-Rio.

Biko é 100% reciclável e não-tóxico. Gera menos impacto ambiental do que um talher descartável comum. Comparado à talheres asiáticos, como hashis (pauzinhos), utiliza 100% menos matéria-prima e custa uma fração do preço, podendo evitar o corte de mais de 20 milhões de árvores anualmente.

Após ser exposto no Rio+Design 2015, Biko ganhou o primeiro lugar como Melhor Modelo de Negócios no Prêmio Meu Futuro Negócio, organizado pela Firjan (Federação Industrial do Rio de Janeiro) em parceria com o Instituto Gênesis, encubadora de negócios considerada como a melhor da América Latina.

Por ser feito de papel, Biko tem 100% de seu espaço disponível para impressão de propaganda. O modelo de negócios inclui venda de pacotes de Biko com estamparias em supermercados, vendas à empresas com artes únicas e personalizadas impressas, ou até distribuição por terceiros.

Este princípio está com o status de patente pendente e originou diversos designs industriais. Caso lhe interesse e deseja saber mais, entre em contato conosco.