Projeto Redentor
Celso Santos
Jorge Lopes
Claudio Magalhães
O objetivo inicial do Projeto Redentor foi o de obter um arquivo 3D de alta resolução da estátua do Cristo Redentor para preservar a beleza do monumento e permitir a produção de réplicas perfeitas.
Um desdobramento desse trabalho foi o desenvolvimento do Voo Virtual ao Redor do Cristo apresentado na semana Rio+ Design no Rio em 2014. As imagens, processadas pelo software Pix4D, criaram a primeira representação digital da estátua; que foi refinada pelo estúdio BL3ND. A rota de vôo foi programada pelo laboratório Tecgraf.
A primeira parte deste trabalho foi desenvolvida em conjunto com a equipe do NEXT do Núcleo de Experimentação Tridimensional da PUC-Rio com o apoio da Aeryon Labs do Canadá e da empresa suíça Pix4D cujo software proprietário para aerofotogrametria permitiu a transformação de 3584 fotos em arquivos 3D.
Depois da mostra no Rio, o Vôo Virtual ao Redor do Cristo foi levado em abril de 2015 para a Itália, e apresentado dentro do evento Rio+Design Milão, que foi um grande sucesso de público e crítica, com um público visitante de mais de 44 mil pessoas durante o Semana de Design de Milão.
A animação do voo foi criada a partir do mapeamento de textura obtido após as imagens do drone serem consolidadas em uma malha 3D pelo Pix4D e após um retrabalho completo sobre a malha e a textura digitalizadas feitas pela equipe da empresa Bl3nd composta por ex alunos da PUC-Rio, e é um exemplo do que o público experimentou nessa Instalação virtual do Vôo ao redor do Cristo, usando Oculus Rift.
A visão de perto da estátua é incrível e emocionante. O coração do Cristo é a única parte que internamente é também coberta por triângulos de pedra-sabão.
Conta a história que Heitor Levy, o engenheiro responsável pela obra, ao despejar concreto para moldar o coração do Cristo, decidiu colocar dentro dele um vidro contendo uma lista de seus antepassados. Um dos objetivos de nossas pesquisas atuais na PUC-Rio é provar isso. Tentamos GPR (Ground Penetrating Radar) e inspeção por infravermelho usando câmeras de imagem térmica em uma amostra de sua parede de concreto que construímos na PUC-Rio com vidros concretados dentro, sem sucesso. O próximo passo será experimentar novas tecnologias não invasivas para conseguir o resultado desejado.
O projeto foi exibido nacionalmente no Brasil pelo Jornal Nacional da Rede Globo de TV.
Também disponível no canal GloboPlay.
Parceria
Tecgraf PUC-Rio
Peter Dam e Alberto Raposo
tecgraf.puc-rio.br
BL3ND
Juan Diaz e Miguel Lessa
bl3nd.com.br
Pix4D
Sonja Betschart
pix4d.com
Aeryon Labs
April Blaylock
aeryon.com