Nesta pesquisa, estudamos a metodologia de estruturas de relações visuais da forma criada pela professora Rowena Reed Kostellow com o uso de ferramentas de design computacional. Esta metodologia, desenvolvida ao longo de cinco décadas e um modelo de educação de design ao redor do mundo, treina estudantes e designers a serem mais sensíveis às relações abstratas da forma e ensina um sistema para localização de forma. É importante frisar que nosso objetivo não é propor o uso de computadores ao invés das mãos. Ao contrário; como entusiastas desta pedagogia, nosso objetivo é a melhor compreensão deste sistema. Para essa finalidade, procuramos por padrões ocultos do sistema que apenas computadores podem processar.
Para melhor compreender o sistema, realizamos um projeto em três fases. A primeira fase consiste na criação de algoritmos que replicam virtualmente modelos de um dos sistemas da metodologia. Na segunda parte da pesquisa, criaremos um algoritmo analítico para calcular os dados complexos provenientes das composições criadas na fase anterior. Na fase três, esperamos criar uma taxonomia com os modelos gerados, baseado nas informações adquiridas durante a fase dois.
Baseamos nosso primeiro experimento computacional no primeiro problema da metodologia de Rowena, o de volumes retilíneos. O objetivo do exercício era criar uma unidade entre três formas retilíneas com as características mais distintas possíveis. Utilizamos os princípios do exercício para nosso algoritmo generativo. Algumas das regras utilizadas foram:
- Volumes devem variar em características;
- Diferenciar volumes escolhendo formas dominantes, subdominantes e subordinadas;
- Variar as proporções inertes, comparativas e gerais da composição;
- O eixo dos volumes devem ser perpendiculares entre si (nesse exercício);
- O design deve compreender todas as faces do objeto;
- Considerar como os volumes são juntados;
- Volumes dominantes e subdominantes devem ser complementares;
- A forma dominante deve se situar na posição mais proeminente.