Pesquisas

Projetos de Pesquisa

Exploração Computacional de Estruturas de Relações Visuais

Nesta pesquisa, estudamos a metodologia de estruturas de relações visuais da forma criada pela professora Rowena Reed Kostellow com o uso de ferramentas de design computacional.

Tecnologias 3D na
medicina fetal

Este estudo introduz o uso de modelos físicos na pesquisa fetal, uma área com poucos estudos de modelagem tridimensional digital.

Plano das Ideias

Essa pesquisa aplica a experimentação à forma, gerando resultados até então não pensados durante o proesso de produção de produtos.

Linha de Pesquisa

Tecnologia, Educação e Sociedade

A linha de pesquisa Design: Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade elabora processos integrados de pesquisa e projeto, gerando reflexões críticas, novas compreensões e descobertas sobre o design, a partir de sua relação com a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade. Ressalta-se que, adotando uma perspectiva sistêmica, no conceito de tecnologia incluem-se as tecnologias sociais, no conceito de inovação inclui-se a inovação social e no conceito de sustentabilidade incluem-se todas as acepções deste termo. A linha estuda, desenvolve e pratica métodos cocriativos, exploratórios, prospectivos e experimentais para a produção de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e, finalmente, a realização de uma sociedade que se fundamenta nos princípios ecológicos, que valoriza o ser humano e todas as formas de vida, e que cuida das relações comunitárias e socioambientais. Para tanto, a linha procura colaborações nos ecossistemas em que o design atua e para além, partindo do pressuposto que a produção de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e a inovação são processos em rede, transdisciplinares, transversais e pluriversais, que demandam a convergência de diversas organizações e a participação de diversos atores da sociedade civil. Dessa forma, a linha forma profissionais cuja principal competência é a liderança de processos colaborativos de pesquisa e projeto em diversos campos de atuação: instituições de ensino e de pesquisa, escritórios de design e consultorias, empresas e órgãos governamentais.